Alimentação e Saúde

Aprendemos a lidar, desde cedo, com o ar, a água, os alimentos, os bichinhos, o dia e a noite, a gravidade, o próprio corpo, o esforço e o repouso, o toque e o contato com o outro... Alimentar-se bem, brincar, se sujar e se limpar, em uma rotina equilibrada, são fatores tão importantes para a saúde quanto garantir um ambiente bem higienizado.

A escola busca desenvolver hábitos saudáveis de alimentação, incentivando que as crianças comam de forma equilibrada todos os tipos de alimento, priorizando os alimentos naturais e considerando os casos em que há alguma restrição alimentar. O lanche acontece na própria sala, porém pode ser feito no pátio, como um piquenique. O almoço reúne as crianças por faixa etária, na sala ou no galpão, e é acompanhado por professores e auxiliares.

Comer não é apenas ingerir nutrientes. Os momentos de refeição são momentos de reunião, de encontro, de prazer. Os alimentos possuem cheiros, cores, sabores e outras características variadas e interessantes - as comidas possuem histórias...  As refeições e as atividades de culinária são ótimas oportunidades de aprendizagem, em vários aspectos, e ampliam o repertório alimentar das crianças.

A escola é um local importante de aprendizagem em saúde, principalmente através das experiências que proporcionamos diariamente às crianças e dos cuidados que a equipe promove, devidamente orientada por médicos.

Assessoria geral
Dr. Luiz Fernando de B. Carvalho – CRM 26.288
Pediatria/ Medicina antroposófica – tel: 5531-9342 e 5531-9343

Treinamento em saúde e primeiros-socorros
Dr. Francisco Frederico Neto – CRM 42.818
Pediatria/ Medicina alopática – tel: 5561-3368