Pais e Escola

Acreditamos que um bom trabalho em educação de crianças só é possível com a integração entre pais e escola. Os pais precisam conhecer o trabalho da escola e criar uma relação de confiança com a professora de seu filho e com a escola como um todo. Para a criança, é importante perceber que seus pais a levam com segurança e tranquilidade para esse novo ambiente.

Na Jacarandá, a participação dos pais é muito valorizada através do contato diário nos horários de entrada e saída, das entrevistas, reuniões de pais, festas escolares e outros eventos. Para uma maior comunicação, cada criança possui uma caderneta (caderno trazido diariamente para a escola) na qual pais e professores podem anotar suas dúvidas e observações. No Berçário, são registrados diariamente na caderneta os dados sobre sono, higiene e alimentação. A caderneta também é utilizada para avisos e informações da escola, sempre que surgir alguma necessidade específica.

As reuniões de pais são realizadas no mínimo uma vez por semestre, com a participação da Coordenadora, da professora e dos pais dos alunos de cada grupo.

A avaliação é entregue em formato de relatório ou portfólio, abordando tanto os aspectos individuais como os grupais. Os trabalhos realizados pelas crianças são entregues em uma pasta, junto com os relatórios, e esporadicamente são organizadas exposições internas.

A escola promove eventos com a participação dos pais e familiares, como por exemplo a festa junina, e encontros e palestras com vários profissionais sobre temas relativos a educação e saúde.