música – inglês – educação corporal
Grupo 4: 4 anos completos ou a completar
Grupo 5: 5 anos completos ou a completar
A brincadeira continua como principal atividade, tanto em sala como no pátio, e a imaginação ganha mais força: estabelecem-se papéis coordenados, cenários e enredos que às vezes se prolongam por vários dias.
A rotina ganha maior estruturação e se enriquece com projetos, aulas de Música duas vezes por semana, iniciação ao Inglês e Educação Corporal, com professores especializados
Surge um grande interesse pelo mundo da escrita e da leitura e a criança passa a construir hipóteses a respeito da linguagem escrita. São realizadas atividades partindo-se sempre de palavras significativas para as crianças, buscando enriquecer seu repertório. São trabalhados vários tipos de texto, como narrativas, poemas, trava-línguas, cartas, receitas e textos informativos.
Na matemática, há grandes avanços no que se refere à capacidade de estabelecer relações entre os objetos, aproximando-se assim da aquisição do conceito de número. Além das situações diárias que requerem o uso do raciocínio lógico e matemático, são realizados jogos, brincadeiras corporais e atividades gráficas e plásticas.
O Grupo 5 é o último ano da educação infantil. A proximidade de troca de escola é trabalhada com os pais e com as crianças, incluindo a preparação de uma cerimônia que marca a transição para o ensino fundamental.